Projecto de financiamento colectivo

Quem somos:

Somos um grupo de três cineastas a terminar a licenciatura em Vídeo e Cinema Documental. Pretendemos desenvolver um trabalho cinematográfico que questione as fronteiras do real com a ficção, resgatando o papel da narrativa para o cinema contemporâneo. Queremos portanto contar histórias que atingem o seu máximo potencial na tela de cinema.

O nosso projecto:

Actualmente estamos em fase de pré-produção de uma curta metragem sobre um miúdo que tem de lidar com a morte pela primeira vez quando o seu peixe de aquário pára de mexer. A família procura estancar as questões do miúdo, fazendo com que este procure as suas próprias respostas sozinho. Trata-se do nosso projecto mais ambicioso até ao momento, envolvendo parcerias com vários colaboradores e entidades.

O nosso percurso, individual e colectivo:

-Participação no júri PrimeirOlhar/Ibertelco 2011;

-Publicação de um artigo na revista CINEMA nº42 da Federação Portuguesa de Cineclubes;

-Participação no júri do Prémio Universidades DocLisboa 2010 para a melhor longa-metragem da Competição Internacional;

-Realização conjunta do documentário “The Pleasant Feeling of Being In a More Innocent Age”, sobre a passagem do escritor Paul Bowles por Portugal, inserido no Congresso Internacional Do You Bowles;

-Qualificação para a fase final do concurso de fotografia World Photography Gala Awards 2010 – The Pollux Awards;

-Menção Honrosa na competição PrimeirOlhar 2010, atribuído pelo Júri PrimeirOlhar/Cineclubes, inserido nos Encontros de Viana, para a curta-metragem Éter (http://www.ao-norte.com/primeiro_olhar.htm)

-Participação na curta-metragem “Contratempo”, vencedora do prémio CANON, inserido no Estoril Film Festival 2009.

A nossa proposta:

A ambição do actual projecto requer uma estrutura financeira que, embora considerada de baixo orçamento, representa um encargo acima das nossas possibilidades. O nosso esforço pessoal é ainda insuficiente para colmatar necessidades como o aluguer e aquisição de materiais, a garantia de alimentação, alojamento e deslocação de actores e colaboradores. Assim sendo, apelamos à contribuição pessoal de cada um, assim como à divulgação do nosso projecto. Uma pequena quantia multiplicada por muitas pessoas poderá ajudar-nos a realizar um filme com capacidade para competir em festivais nacionais e internacionais.

Como pode colaborar?

Cada pessoa que se interesse pelo projecto pode colaborar através de uma pequena contribuição. Para isso, criámos uma conta para o depósito das mesmas (ver NIB). Não estabelecemos valores, ficando ao critério de cada um aquilo que considera justo e ao seu alcance. 1 euro pode fazer toda a diferença. É igualmente importante que a divulgação do blog seja intensa, pelo que pedimos que façam passar a mensagem em plataformas como as redes sociais (Facebook, Twitter, etc) e páginas de blog pessoais.

O NIB é o seguinte:

003600599910011847694  – Luís Filipe Montanha Santos Teixeira (Montepio Geral)

O IBAN, para transferências internacionais:

PT50003600599910011847694

O que oferecemos em troca:

É muito importante dar a conhecer o número de pessoas envolvidas para conseguir realizar um filme. Como tal, pedimos que enviem para o nosso e-mail o NIB a partir do qual fazem o donativo e o nome a figurar nos créditos finais. Compreendemos a opção de algumas pessoas em manter o anonimato; ainda assim, apelamos à identificação para materializar esta ideia de colaboração conjunta.

Para estimular o envolvimento de todos, iremos também actualizar aqui todos os avanços, no que toca a fecho de acordos e parcerias, definição de locais de rodagem e finalização de etapas na rodagem. Se, com a ajuda de todos, conseguirmos financiar o projecto, teremos o filme terminado no final de 2011/início de 2012.

Muito obrigado!

Anúncios

5 thoughts on “Projecto de financiamento colectivo

  1. – podiam traduzir – já que deixam IBAN 🙂
    – deixar alguma informação visual, fotos ou storyboard, para que tenhamos alguma percepção do universo que querem e que poderemos ver no final do filme feito!

    é só uma (duas) sugestões
    boa sorte!!!

    • Ola, obrigado pela tua sugestão, já criámos a versão inglesa da página. quanto a mais info visual, neste momento ainda só dispomos do argumento, uma vez que estamos em pré-produção. o story board está ainda dependente das localizações que conseguimos fechar. mal tenhamos, estará disponível.obrigado pelo teu interesse!

      Pedro Cruz

  2. Este projecto ainda continua?
    Não está nada actualizado.
    Se querem receber algo que seja têm de fazer o ponto da situação, é complicado para quem quer ajudar não saber se este projecto continua. Desde de Junho que não há nada novo.
    Pelo que vejo aqui, este projecto foi abandonado. Pena 😦

    Boa Sorte

    • Olá Samuel,

      Sim, este projecto continua!
      Estivemos a trabalhar durante algum tempo e só agora conseguimos uma actualização decente da nossa página, que acompanha igualmente desenvolvimentos fundamentais na produção. Está tudo explicado num pequeno texto, publicado hoje, dia 5. Agradecemos pelo teu comentário e mais uma vez apelamos a que continues a seguir a nossa página, ainda que com estes percalços.

      Um obrigado,
      A equipa de “O Rapaz e o Peixe”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s